sábado, 21 de maio de 2011

     Baleia jubarte


A baleia-jubarte, também chamada baleia corcunda ou preta é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. A baleia-jubarte possui nadadeiras peitorais muito grandes, que podem chegar a medir o equivalente a quase um terço de seu comprimento total. Por isso o nome do gênero Megaptera (mega: imensa; e pterus: asa). Possuem coloração escura no dorso e clara no ventre.
O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro. É a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.
A baleia jubarte está entre os mamíferos mais ameaçados do mundo. Caçada impiedosamente desde o século XVII, por conta do valor comercial de seus subprodutos, principalmente o óleo, a espécie quase foi extinta.

Antes da caça, a população mundial era de aproximadamente 150 mil indivíduos. Hoje, mesmo após décadas de proteção integral, restam pouco mais de 35 mil indivíduos em todos os oceanos.
Curiosidades:
Quando está com o filhote, a baleia jubarte costuma ficar parada. Geralmente, o filhote começa a se exibir primeiro, como se chamasse a atenção da mãe para uma brincadeira.
Juntos, os dois saltam, e o filhote passa a repetir os movimentos da mãe.
O filhote não mama no peito, porque a glândula mamária da mãe é internalizada.
Para se alimentar, ele dá umas bicadas no ventre de sua mãe, e o leite jorra na água.
Ele fica por perto de onde o leite jorra e ingere cem litros de leite por dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário