sábado, 21 de maio de 2011

Baleia franca

A baleia-franca é um dos maiores cetáceos existentes. É a segunda espécie de baleias mais ameaçada de extinção do planeta. Estima-se que existam atualmente 07 (sete) mil. A cor é preta pardacenta, com manchas ventrais brancas, de extensão e forma variáveis. A espécie se caracteriza por apresentar rugosidades claras na pele da cabeça, separadas entre si e variáveis. A camada de gordura que reveste o corpo das baleias francas é notável, podendo chegar a 40 cm de largura em alguns pontos. As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns.Podendo atingir até 18 m.
Curiosidades:
Ela é a única espécie de baleia que tem o borrifo em forma de V. A maioria chama o borrifo de esguicho, mas não é água, e sim ar quente expelido pelos pulmões.

Os mergulhos mais demorados observados na espécie duram 20 minutos.
As velocidades de deslocamento variam entre cinco e 12 km/h.

É a segunda espécie de cetáceo mais ameaçada de extinção e foi uma das grandes vítimas da pesca predatória realizada em séculos passados. Até meados da década de 70, cientistas consideravam a baleia franca extinta em águas brasileiras. Atualmente, estima-se que existam apenas sete mil no planeta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário