domingo, 29 de maio de 2011

Orca ou baleia assassina



    Ao contrário do que muitos pensam a orca não é uma baleia, mas sim um golfinho, pois pertence a família Delphinidae. 
    A orca alimenta-se principalmente de peixes,tartarugas marinhas lulas, polvos e cachalotes.
    Possui uma velocidade média de 15 km/h, porém, quando esta caçando, pode passar de 40 km/h.
    Possui uma camada grossa de gordura que funciona como um isolante térmico, protendo o animal das oscilações de temperatura da água
    Em sua forte mandibula possui 50 dentes, sendo que pode triturar ossos de outros animais marinhos com uma simples mordida.
    As orcas comunicam-se através da emissão de sons.
    Vivem em grupos familiares.
    O habitat desta espécie animal são as  regiões oceânicas (alto mar e litoral).
    Um filhote de orca já nasce com quase 200 kilos.
    A fêmea entra na fase de reprodução a partir dos 15 anos de idade.
    Esta espécie animal pode viver, aproximadamente, até os 30 anos de idade A Orca é o maior membro da família dos Golfinhos, e não é realmente uma baleia. No entanto, devido ao seu tamanho, a Orca é frequentemente incluída na categoria das Baleias. As Orcas (Baleias Assassinas) têm um excelente sentido de tacto que, se deixares cair um comprimido num balde cheio de peixes, ela é capaz de comer os peixes todos e cuspir o comprimido.

sábado, 21 de maio de 2011

Baleia franca

A baleia-franca é um dos maiores cetáceos existentes. É a segunda espécie de baleias mais ameaçada de extinção do planeta. Estima-se que existam atualmente 07 (sete) mil. A cor é preta pardacenta, com manchas ventrais brancas, de extensão e forma variáveis. A espécie se caracteriza por apresentar rugosidades claras na pele da cabeça, separadas entre si e variáveis. A camada de gordura que reveste o corpo das baleias francas é notável, podendo chegar a 40 cm de largura em alguns pontos. As fêmeas adultas, segundo registros de captura, podem chegar a pesar mais de 60 toneladas, enquanto que para os machos pesos acima de 45 toneladas não são incomuns.Podendo atingir até 18 m.
Curiosidades:
Ela é a única espécie de baleia que tem o borrifo em forma de V. A maioria chama o borrifo de esguicho, mas não é água, e sim ar quente expelido pelos pulmões.

Os mergulhos mais demorados observados na espécie duram 20 minutos.
As velocidades de deslocamento variam entre cinco e 12 km/h.

É a segunda espécie de cetáceo mais ameaçada de extinção e foi uma das grandes vítimas da pesca predatória realizada em séculos passados. Até meados da década de 70, cientistas consideravam a baleia franca extinta em águas brasileiras. Atualmente, estima-se que existam apenas sete mil no planeta. 
     Baleia jubarte


A baleia-jubarte, também chamada baleia corcunda ou preta é conhecida por seu temperamento dócil, pelas acrobacias que realiza (saltos, exposição de cabeça e nadadeiras, etc.) e por um desenvolvido sistema de vocalização. A baleia-jubarte possui nadadeiras peitorais muito grandes, que podem chegar a medir o equivalente a quase um terço de seu comprimento total. Por isso o nome do gênero Megaptera (mega: imensa; e pterus: asa). Possuem coloração escura no dorso e clara no ventre.
O Banco de Abrolhos é berço da baleia jubarte, que fazem dessa região seu refúgio de amamentação e reprodução, entre os meses de julho e novembro. É a mais importante área de reprodução dessa espécie no Atlântico Sul Ocidental.
A baleia jubarte está entre os mamíferos mais ameaçados do mundo. Caçada impiedosamente desde o século XVII, por conta do valor comercial de seus subprodutos, principalmente o óleo, a espécie quase foi extinta.

Antes da caça, a população mundial era de aproximadamente 150 mil indivíduos. Hoje, mesmo após décadas de proteção integral, restam pouco mais de 35 mil indivíduos em todos os oceanos.
Curiosidades:
Quando está com o filhote, a baleia jubarte costuma ficar parada. Geralmente, o filhote começa a se exibir primeiro, como se chamasse a atenção da mãe para uma brincadeira.
Juntos, os dois saltam, e o filhote passa a repetir os movimentos da mãe.
O filhote não mama no peito, porque a glândula mamária da mãe é internalizada.
Para se alimentar, ele dá umas bicadas no ventre de sua mãe, e o leite jorra na água.
Ele fica por perto de onde o leite jorra e ingere cem litros de leite por dia!


A Baleia Azul


(Balaenoptera musculus) é um Mamífero marinho. Como outras baleias, as baleias azuis usam lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar seu alimento (krill) da água do mar, alimentando-se também de pequenos peixes e lulas. A baleia-azul é o maior animal alguma vez existente, podendo chegar a ter 33 metros de comprimento e mais de 180 toneladas de peso.
Durante 75 anos de caça no litoral brasileiro, apenas quatro foram capturadas e poucas mais foram vistas. O mais recente registro da espécie em nossas águas foi o de uma fêmea de 23 metros que encalhou no Chuí, Rio Grande do Sul. O esqueleto dela está no Museu Oceanográfico da Universidade de Rio Grande, também localizado no Rio Grande do Sul. Se estiver de passagem por lá, confira como é impressionante o tamanho da baleia-azul!

Curiosidades sobre a Baleia azul
  • Uma baleia azul adulta é tão grande que o seu coração é do tamanho de uma pequena casa, e na sua artéria aorta (que é a principal artéria que leva o sangue do coração) poderia caminhar uma pessoa adulta em pé.
  • O sons emitidos por este tipo de baleia, são medidos em 188 decibéis, são mais ruidosos que 50 motores de jacto!
  • A baleia-azul foi quase exterminada pela caça exploratória e a sua população está reduzida a 5% da população original.
  • Na língua da baleia azul cabem 50 homens adultos.
  • O filhote de uma baleia azul assim que nasce pesa mais que um elefante!!!.
  • O som produzido por uma baleia azul viaja 160 km e pode matar uma pessoa se a mesma se encontrar perto da baleia.
  • É o maior ser vivo que o homem tem conhecimento que já habitou o planeta.

Baleia azul dando a luz